Alguma vez você fez um envio de e-mail e ele foi direto para a caixa de spam do destinatário?

A possibilidade de um disparo ser encaminhado para o lixo eletrônico existe devido a práticas de segurança dos provedores de e-mails, que utilizam filtros de spam para evitar que seus usuários recebam conteúdos não solicitados!

Acompanhe este breve artigo e entenda as possíveis razões de porque isto acontecer e como melhorar a qualidade das suas entregas.

e-mail no spam

SPAM é um termo que se refere a e-mails não solicitados e enviados para um grande número de endereços de e-mail.

Todo conteúdo enviado para um destinatário passa por filtros de spam que são definidos por provedores de e-mails, cada um com suas especificações.

Assim, além da verificação do conteúdo de sua mensagem, uma análise baseada na reputação dos IP’s do  servidor  de envio também é feita.

A reputação é construída com base na qualidade destes IP’s. Se você estiver utilizando um novo servidor, a reputação do IP poderá ser neutra e conforme os envios através dele forem feitos, o score dele será modificado, positiva ou negativamente.

Como a maioria dos provedores trabalha com a análise desta reputação:

Negativa: Ips de reputação negativa normalmente estão listados em blacklists devido a envio de mensagens não solicitadas ou envios para spamtraps. Por este motivo, os e-mails enviados através dele serão filtrados como e-mails não solicitados, podendo até mesmo bloquear a chegada do e-mail na caixa do destinatário.

 Você pode verificar se seu IP está em alguma blacklist aqui.

Neutra: Neste caso a recepção pode ser relativa. Alguns provedores, principalmente os mais rigorosos como o Gmail por exemplo, podem avaliar um e-mail vindo de um IP com reputação neutra como devido a não confiabilidade nesta neutralidade. Já outros provedores não muito rigorosos, podem não identificar a neutralidade como um motivo para enviar o conteúdo para a caixa de Spam. 

 Positiva:  Uma reputação positiva é construída com base em bons envios, com bons conteúdos para e-mails solicitados por contatos qualitativos. Quanto mais positiva é a reputação de seus Ip’s, maior a qualidade das entregas de seus e-mails. Estamos falando dela mesmo, a querida caixa de entrada!

 Existem ferramentas que podem avaliar o Score de seu IP, uma delas é o SenderScore. 

Com base nela, você poderá avaliar os valores mais comuns de score da reputação e checar o que pode ser melhorado em sua reputação.

Score Sender Score

Outros elementos também avaliados pelos provedores no momento de filtrar o recebimento de um e-mail: 

Domínio:  O domínio é um nome associado a um endereço que leva a um conteúdo hospedado ou a um endereço de e-mail. Os filtros de spam fazem avaliações relacionadas ao domínio vinculado ao servidor de envio do e-mail. Desta forma, se seu domínio estiver listado em alguma blacklist, isto poderá contribuir para uma chegada em spam.

 Conteúdo da mensagem: Textos, palavras-chave, links e imagens utilizadas também são filtrados. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *