Qual é nossa Política Anti-Spam?

De forma resumida, consideramos como SPAM qualquer e-mail enviado sem solicitação do(s) destinatário(s) e com textos generalizados, como o uso de uma mensagem padrão para diversos e-mails.

Este tipo de mensagem normalmente tem o objetivo de convencer a compra de algum produto ou serviço, ou simplesmente direcionar a algum site na Internet. Inicialmente pode não parecer um problema, porém com o crescimento da Internet este tipo de envio prejudica usuários e provedores, congestionando redes, consumindo tráfego e podendo até mesmo comprometer a qualidade dos serviços.

Envio de Newsletters

Muitos clientes recebem cadastros em seus sites para envio de newsletters. Este tipo de envio não é considerado SPAM desde que no momento do cadastramento estas pessoas tenham autorizado o recebimento de e-mails e que exista um link, em cada mensagem, para remoção da lista. Este link tem que ser simples, facilmente visível e funcional. Se é solicitada a remoção de um e-mail da lista e este volta a receber mensagens, isto é SPAM.

Notificações de SPAM

Quando SPAM’s (ou e-mail’s indesejados) são recebidos, muitos notificam o provedor responsável pelo servidor/IP ou encaminham o problema às listas de bloqueio de servidores de e-mail, as quais também encaminham uma notificação ao provedor aguardando por uma explicação. Se muitas notificações são recebidas e medidas não são tomadas, o IP é colocado em blacklist. Com o IP em blacklist, outros provedores não irão mais aceitar e-mails a partir deste IP, causando transtornos e prejuízos financeiros para o DataCenter, para nossa empresa e para o cliente, que também não terá mais interesse em utilizar este servidor/IP já que seus e-mails não chegarão ao destino.

NewsLetters – Não estou enviando SPAM mas recebo notificações. O que acontece?

O cliente é o único responsável pelas mensagens sendo enviadas, conteúdo e destinatários. Caso tenha sua lista de e-mails, tem a responsabilidade de mantê-la da melhor forma possível. Mesmo se considerar não estar enviando SPAM e notificações serem recebidas, estará causando transtornos para o DataCenter e para a nós. Caso estas notificações não sejam “tratadas”, o IP pode ser bloqueado conforme exposto acima.

Políticas do DC junto a nossa empresa

Cada notificação de SPAM recebida é considerada como uma ocorrência.

1a. ocorrência -> Bloqueio da porta de saída de e-mails e notificação ao cliente aguardando explicações e providências. Mediante solução a porta é desbloqueada. O desbloqueio pode levar alguns minutos, horas e até mesmo dias já que depende do cliente responder ao caso. Enquanto uma explicação não for fornecida a porta será mantida bloqueada. Se é cliente a menos de 1 mês haverá também incidência de multa no valor de R$20,00 e a liberação da porta de saída de e-mails estará condicionado a confirmação do pagamento da multa.

Próximas ocorrências -> Multa no valor de R$20,00/ocorrência, bloqueio da porta de saída de e-mails, notificação ao cliente aguardando explicações/providências. Caso a multa não seja paga em até 72h o serviço será bloqueado. A porta será liberada após confirmação de que o cliente tomou os procedimentos necessários para evitar nova notificação (removeu o e-mail da lista e respondeu ao spamcomp, por exemplo) e após confirmação do pagamento da multa.

Caso o IP seja colocado em blacklist a conta será cancelada (definitivamente) e uma multa no valor de R$150,00 será aplicada.

Sugestões

Nossa experiência mostra que em 99,9% dos casos os únicos clientes que recebem notificações de SPAM são os que enviam newsletters ou estão efetivamente enviando SPAM a partir de seus servidores. Recomendamos as seguintes medidas para clientes que enviam newsletters:

· Não compre listas de e-mail na Internet – Os e-mails que constam nestas listas não autorizaram o recebimento de suas mensagens. Muitas destas listas obtem e-mails automaticamente na Internet e possuem e-mails criados por RBL’s, colocados em locais na Internet onde somente robôs irão utilizá-los. Desta forma qualquer mensagem recebida por estes e-mails é classificada como SPAM; (O que são RBL’s?).

· Não obtenha lista junto a terceiros – Pode ter problemas similares aos expostos no item anterior.

· Monitore sua lista – Utilize um sistema que mantenha a data de cadastramento do e-mail e o IP que forneceu este e-mail. O sistema deve também manter o IP (e a data) de quem solicitou a remoção de determinado e-mail e evitar seu recadastramento.

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